Premiamos quem faz o mundo avançar

Publicado em 19-Dez-2017 às 16:02

Agência Nacional de Inovação valoriza I&D

Com a distinção BfK, a ANI aliou-se ao Crédito Agrícola e à INOVISA, valorizando a ciência, a formação, a colaboração e a forma como articuladas sustentam o cenário de inovação que está a instalar-se no sector agrícola.

 

Na 4.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola, a ANI – Agência Nacional de Inovação juntou-se à iniciativa e atribuiu a distinção Born From Knowledge – BfK AWARDS by ANI – Agência Nacional de Inovação, que visou distinguir a entidade ou o projecto que mais se destacou em actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D). A distinção foi entregue pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior, Fernanda Rollo, e a ADAI foi a entidade agraciada com esta distinção. O responsável pelo projecto mostrou-se agradado com o reconhecimento e afirmou-se convicto de que dá “motivação para continuar a trabalhar”.

O programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da ANI. Recorrendo à associação a concursos e/ou prémios de inovação existentes, o BfK distingue projectos que “nasçam do conhecimento” e empresas que mais se destaquem em actividades de I&D. Na prática, valoriza-se a ciência e o seu impacto na sociedade. “Temos ciência boa e reconhecimento lá fora, mas não tínhamos capacidade nesta base do conhecimento agrícola para transformar a inovação que se faz em Portugal”, afirmou Fernanda Rollo.

De acordo com secretária de Estado, “a ciência deve servir de inspiração para investigadores, estudantes e para o mundo rural, para que se desenvolvam novas áreas de formação e investigação ligadas ao território e aos recursos naturais, para que se promova o desenvolvimento de cenários colaborativos e se aproxime o conhecimento à sociedade”. Nesse sentido, os contextos colaborativos são muito importantes para sustentar a dinâmica que está a desenvolver-se no mundo rural e que Fernanda Rollo considera ser “muito própria”.

Ao ter em marcha um programa de promoção e valorização do conhecimento científico e tecnológico, José Carlos Caldeira, presidente da ANI, mostrou-se “muito satisfeito com a associação dos BfK AWARDS ao Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, um prémio reputado que agora também distingue os melhores projectos ligados a actividades de I&D”.