Premiamos quem faz o mundo avançar

Publicado em 19-Dez-2017 às 15:52

Empreendedorismo quer-se colaborativo

A troca de experiências e a definição de boas práticas e de modelos de negócio foram apenas algumas das actividades desenvolvidas em colaboração pelos 142 participantes que estiveram presentes nos quatro Ateliers de Inovação dinamizados à margem do Prémio CA.

 

Dedicada a projectos, a categoria Inovação em Colaboração, do Prémio Empreendedorismo e Inovação do CA, requereu a participação em Ateliers de Inovação. As iniciativas gratuitas, organizadas pelo Crédito Agrícola, em parceria com a INOVISA, permitiram que os representantes de projectos de inovação adquirissem e praticassem ferramentas e boas práticas ao nível da estruturação e implementação dos seus projectos.

No total, foram realizados quatro Ateliers de Inovação no primeiro semestre de 2017, distribuídos pelo território nacional, para apoiar os promotores dos projectos no desenvolvimento de inovação em fileiras agrícolas estratégicas, cereais, floresta, hortofruticultura e produção animal. Em cada Atelier foram votados os três melhores projectos pelos próprios participantes dos eventos, sendo depois avaliados pelo júri, também responsável por analisar as empresas candidatas às restantes categorias do Prémio CA. Estas iniciativas também contaram com o apoio da Direcção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural/Rede Rural Nacional.

Os Ateliers de Inovação contaram com a presença de 142 participantes e com a participação de promotores de Grupos Operacionais (PDR 2020), projectos Cooperação para a Inovação (PRODER), projectos I&DT Aplicada (QREN) e outros projectos não necessariamente co-financiados. As equipas dos projectos, com pelo menos duas pessoas representantes, foram constituídas por agricultores, agro-industriais, investigadores, representantes de estruturas associativas, direcções regionais, entre outros.

Luís Mira da Silva, presidente da INOVISA, referiu que o “feedback” recolhido relativamente a estas iniciativas foi “muito positivo”, com 60% dos participantes a admitirem que a participação nestes “workshops” foi pertinente para o seu trabalho.