O projeto OakFood prevê o desenvolvimento de uma rede de produtores de bolota e locais de recolha, o estudo e otimização dos custos de apanha e processamento, incluindo análise da sua escalabilidade para desbloquear a capacidade de abastecimento contínuo, e a criação e testagem de alimentos compostos inovadores.
Uma estratégia de marketing e comunicação será desenvolvida, focada em mercados emergentes e internacionais, sustentada por uma avaliação do impacto social, económico e da pegada de carbono da cadeia de valor em construção.
De que forma este projecto valoriza recursos endógenos?
A iniciativa OakFood permitirá definir uma estratégia de valorização da bolota enquanto recurso endógeno, ao promover o (re)aproveitamento de um alimento de floresta (e dos seus subprodutos) até agora maioritariamente negligenciado. Permitirá alavancar a confiança dos consumidores no consumo da bolota e seus derivados ao produzir e promover produtos de alto valor nutricional, com características organolépticas atrativas aliadas à sustentabilidade da sua produção.